Perguntas Frequêntes

Dúvidas Frequentes sobre a usabilidade

Gendo Zap -

Os lembretes via WhatsApp não são enviados nas seguintes situações:

  • Quando o WhatsApp está desconectado da funcionalidade.
  • Se uma das opções de lembrete estiver desativada na conta.
  • Quando a quota de mensagens WhatsApp/mês foi excedida.

Para verificar cada um desses pontos, siga as instruções abaixo:

1 - Status do WhatsApp:

  • Acesse: Divulgação > Gendo Zap
  • Indicadores de status:
  • Bolinha vermelha: Telefone Desconectado
  • Bolinha verde: Telefone Conectado

2 - Configurações do Lembrete:

  • Acesse: Configurar > Sistema
  • Certifique-se de que as seguintes opções estão ativadas:
  • Ativar lembrete: Sim
  • Lembrete por Whatsapp: Sim
  • Salve as alterações.

3 - Configurações de Módulos:

  • Acesse: Configurar > Módulos
  • Verifique se a opção "Envio de Lembretes por SMS e E-mail" está ativada.

4- Consulta de Quota de Mensagens WhatsApp/mês:

  • Acesse: Configurar > Meu Plano

É crucial observar que o agendamento do cliente deve ser criado levando em consideração o tempo de antecedência configurado para o envio do lembrete, garantindo assim o sucesso no disparo. Além disso, é necessário que o campo "Lembrete" esteja selecionado dentro do agendamento, pois apenas esses agendamentos têm seus lembretes disparados.



Comissão -


Quando as comissões não são atribuídas, podem ocorrer algumas situações que requerem consulta nas comandas. Para identificar qual comanda não aparece na lista de comissões do profissional, siga os passos abaixo:

1 - Acesse em: Financeiro > Comandas

2 - Clique sobre o código dessa comanda.

3 - Verifique se o campo “Status” está aberto ou fechado. Se estiver aberto, selecione “Fechado” > Salvar.

Lembrando que o status “Aberto” refere-se às comandas sem pagamento registrado. * * Somente comandas em “Fechado” têm as comissões atribuídas com sucesso. Caso o cliente não tenha efetuado o pagamento, mas deseje atribuir a comissão ao profissional, altere esse status manualmente > Salvar.

Além disso, outra opção a ser verificada é o percentual de comissão vinculado ao serviço na comanda:

1 - Acesse em: Financeiro > Comandas

2 - Clique sobre o código dessa comanda.

3 - No campo “Serviços Da Comanda”, serão listados os serviços.

4 - Verifique se o campo “Comissão” está preenchido corretamente com o percentual que o profissional deverá receber. Se não estiver, preencha essa informação > Salvar.

Formas de Pagamento - 

As configurações das suas formas de pagamento têm um impacto direto nos resultados das receitas apresentadas em:

Navegue até "Financeiro" e selecione "Controle Financeiro".

Para acessar essas configurações, siga os passos abaixo:

Para acessar as configurações das formas de pagamento, vá para "Financeiro" e clique em "Formas de Pagamento". Em seguida, clique sobre o nome da forma de pagamento desejada.

Ao configurar as taxas, consulte a operadora da sua maquininha para obter as informações corretas e preencha os campos designados para:

  • Taxa de Administração (%)
  • Taxa Fixa (R$)
  • Impostos (%)
  • Juros Antecipação (%)

Após o preenchimento, sempre que uma comanda for finalizada com uma forma de pagamento que tenha uma taxa informada, o controle financeiro apresentará o valor total da comanda, com as taxas descontadas logo abaixo, referentes a essas comandas.

O campo "Juros Antecipação (%)" não apenas mostra a informação de desconto de taxa, mas também antecipa todas as parcelas informadas em uma comanda. Se este campo não estiver preenchido, cada parcela será contabilizada no mês correspondente.

O "Prazo para Liberação" é uma informação crucial que você deve consultar com a operadora da sua maquininha. Este prazo indica quando o valor pago pela sua cliente na maquininha estará disponível na sua conta bancária. Por exemplo, se o seu cliente passou o cartão em 10/01/2024, mas o valor só estará disponível na sua conta 30 dias após, o prazo para liberação deve ser configurado como "30" dias, garantindo que essa receita conste no controle financeiro na data correta: 10/02/2024.

Se deseja permitir o parcelamento dessa forma de pagamento na comanda, ative o campo "Permitir Parcelamento" e informe o "Número máximo de parcelas".

A opção "Liberação Automática" define se a receita será liberada automaticamente no controle financeiro ao salvar a comanda. Recomendamos ativar este campo, exceto para casos específicos, como clientes que recebem via Boleto ou Cheque, onde é necessário confirmar manualmente a liberação da receita no controle financeiro.

Ao ativar "Descontar Taxas", as taxas serão descontadas proporcionalmente à comissão do profissional. Por exemplo, se o profissional recebe 10% de comissão, 10% dessa taxa será descontado da sua comissão.

Ative "Controle de Caixa" se deseja que esta forma de pagamento apareça ao abrir ou fechar o caixa do sistema.

Por fim após configurar, clique em “Salvar” para concluir a ação,

Faturamento bruto / Receitas -

A distinção entre as seções "Financeiro > Comandas" e "Financeiro > Controle Financeiro" está essencialmente relacionada ao faturamento bruto e às receitas apresentadas.

Na seção "Comandas", as informações financeiras refletem precisamente os registros realizados em cada comanda individualmente. Por exemplo, se uma comanda de R$ 500,00 tiver um pagamento parcelado em 5 vezes, o faturamento registrado será de R$ 500,00.

Já em "Financeiro > Controle Financeiro", as receitas são apresentadas com base nos registros de pagamento realizados nas comandas, seguindo a configuração realizada na forma de pagamento. Utilizando o exemplo da comanda de R$ 500,00 parcelada em 5 vezes, no "Controle Financeiro" seria distribuído mensalmente da seguinte forma:

  • Mês 01: R$ 100,00
  • Mês 02: R$ 100,00
  • Mês 03: R$ 100,00
  • Mês 04: R$ 100,00
  • Mês 05: R$ 100,00

Além disso, em "Controle Financeiro", as contas a receber são somadas ao campo "Receita". No entanto, essa informação não está vinculada às comandas, e, portanto, não é refletida no valor bruto apresentado em "Financeiro > Comandas".

Agendamento online -

Para facilitar o agendamento online, o sistema Gendo oferece a funcionalidade WebApp para todos os planos. O WebApp pode ser personalizado com o logotipo e as cores da sua identidade visual *Disponível apenas para o plano Essencial, Avançado e Profissional. Após a personalização, basta copiar o link e compartilhá-lo com seus clientes.

Ao acessar o link, os clientes podem visualizar os serviços, datas e horários disponíveis para agendamento. Para garantir a autenticidade, eles precisam informar o número do celular.

O sistema padrão permite a criação de agendamentos online com antecedência de 2 horas, mas esse período pode ser ajustado em contato com nosso suporte, sendo o mínimo de 30 minutos. No WebApp, os clientes têm acesso aos pontos do programa de fidelidade e aos próprios dados pessoais, podendo realizar alterações.

Além disso, é possível ativar a cobrança de sinal através do WebApp, seja ela obrigatória ou não, total ou parcial.

O Gendo Zap, um adicional a todos os nossos planos, funcionalidade  de agendamento via WhatsApp com algumas diferenças em relação ao WebApp:

  • Não é possível ativar o pagamento online via Gendo Zap.
  • O menu inicial de agendamento não é personalizável; segue um padrão.
  • Os serviços são listados a cada 18 serviços, sendo necessário categorizá-los.
  • Não é permitido o acesso às reservas do cliente pelo Gendo Zap.
  • Para clientes sem cadastro no sistema, o Gendo Zap cria automaticamente um cadastro com o nome e telefone do WhatsApp usado no agendamento. 

Pagamento online - 

Ao ativar essa função, os clientes que utilizam o WebApp terão a opção de pagar via Cartão de Crédito ou PIX. Você pode consultar todos os pagamentos realizados na tela Financeiro > Gendo Pay - Vendas Online.

Vale ressaltar que, ao escolher PIX, o cliente tem 30 minutos para efetuar o pagamento utilizando o QR Code disponível; após esse período, o agendamento é cancelado.

Para configurar sua conta e ativar a função, siga os passos abaixo:

1 - Acesse Financeiro > Gendo Pay - Vendas Online.

2 - Clique no botão azul "Ativar Gendo Pay".

3 - Cadastre a conta desejada e clique em Salvar.

Após o cadastro, sua conta passará por uma análise e será aprovada para uso em até 2 dias. Uma vez aprovada, você poderá sacar o valor disponível.

Ao cadastrar sua conta bancária, você tem a opção de tornar a cobrança obrigatória ou opcional. Além disso, você pode configurar se deseja ativar "PIX" e "Cartão de Crédito", ou ambos. Também é possível escolher entre pagamento parcial e configurar o percentual desejado, ou pagamento total.

O prazo para saque do pagamento realizado via Cartão de Crédito é de 30 dias após o pagamento do cliente, sem a opção de antecipação. Já os pagamentos via PIX ficam disponíveis para saque imediatamente após a confirmação do pagamento.

Lembre-se de que há taxas associadas aos pagamentos online, e essas taxas podem variar de acordo com o seu plano. Para comparar as taxas, acesse Financeiro > Gendo Pay - Vendas Online e clique em "Comparativo de taxas".

*Importante ressaltar que o pagamento online está disponível apenas através do WebApp.

Venda de pacotes online - 

Seu cliente tem a opção de adquirir pacotes online através do Web App. Ao ativar essa função, o sistema apresentará os pacotes cadastrados, indicando o percentual de desconto em relação aos serviços avulsos.

Quando a função é ativada, a opção "Pacotes" fica disponível na página inicial do WebApp. O cliente pode escolher o pacote desejado e selecionar o meio de pagamento, seja "Cartão de Crédito" ou "PIX".

Vale ressaltar que, ao escolher PIX, o cliente tem 30 minutos para efetuar o pagamento utilizando o QR Code disponível; após esse período, a compra do pacote é cancelada.

Após a compra online, os créditos são automaticamente gerados no cadastro interno do sistema. Além disso, o cliente pode agendar um dos serviços disponíveis em crédito diretamente no WebApp.

Para ativar essa função, siga os passos abaixo:

1 - Acesse Configurar > Sistema.

2 - Venda de pacotes > Ativar: Sim.

3 - Clique em Salvar.

*Esta funcionalidade está disponível apenas quando o pagamento online está ativo.

Como funciona a pesquisa de satisfação via WhatsApp - 

Para configurar uma pesquisa de satisfação para seus clientes, que será enviada até um dia após a conclusão do atendimento, siga os passos abaixo:

1 - Acesse Configurar > Sistema > lateral direita da tela > Pesquisa de Satisfação.

2 - Ative a opção e selecione os métodos de envio desejados.

3 - Clique em Salvar.

Assim como nas demais funcionalidades que utilizam o WhatsApp para disparos, é essencial que a conexão esteja ativa com sucesso.

Quando seu cliente receber a pesquisa, ele terá as opções disponíveis:

  • Avaliar
  • Dispensar

Ao escolher "Avaliar" (opção 1), ele deverá classificar o atendimento de 1 a 5. Se desejar adicionar um comentário, selecione "Sim" ou "Não". Após confirmar "Sim", seu cliente poderá escrever a avaliação.

Para conferir as avaliações recebidas, acesse:

Clientes > Avaliações

Importante ressaltar que as mensagens da pesquisa de satisfação são um padrão, não permitindo personalizar.

Painel Financeiro > Controle Financeiro

É importante destacar que as informações nas telas são apresentadas com base nas configurações das suas formas de pagamento (as informações descritivas referentes às formas de pagamento estão no tópico Financeiro > Formas de Pagamento desta mesma base de conhecimento).

No caso do Controle Financeiro, se a liberação automática da forma de pagamento estiver desativada, ela não será somada ao campo “Receitas”. Já no Painel Financeiro, mesmo que esteja desativada, será somada.

Caso seja informado um parcelamento na comanda, em ambas as telas cada parcela constará no mês correspondente ao vencimento da parcela.

Meu serviço não está disponível para o agendamento online? -

Isso acontece quando o serviço não está ativo ou associado ao profissional. Para ativar este serviço para o profissional, siga estes passos:

  • Acesse Profissionais > Listagem > Clique sobre o nome do profissional.
  • Procure pelo campo "Categoria" > Clique em "Exibir Serviços" > Selecione todos > Salvar.


Não estou encontrando o agendamento de uma cliente?

Sempre que um agendamento é criado com sucesso, ele será registrado no relatório "5555 - Logs de Agendamentos". Você pode consultar este relatório em: Relatórios > Avançados. Nele, estarão listados todos os agendamentos efetivamente criados no calendário, assim como as alterações realizadas nos agendamentos.

Para verificar os agendamentos que foram removidos, acesse:

  • Agenda > Listagem

Altere o filtro para “Excluídos” na coluna “Histórico” e clique sobre o ícone de relógio para acessar o registro de alterações desse agendamento. Dessa forma, você poderá verificar qual profissional foi responsável por essa alteração.

Se, após consultar ambos os campos mencionados, você não encontrar esse agendamento, isso indica que ele não foi criado com sucesso no calendário.

Desativar profissional administrador -

Para realizar essa ação, primeiro, é necessário verificar o código desse profissional na sua listagem. Siga os passos abaixo:

1 - Acesse Profissionais > Listagem.

2 - Na coluna “Código”, encontre o código do profissional que deseja desativar.

Suponhamos que o código desse profissional seja 3. O cadastro com código 3 refere-se ao profissional Administrador Master do sistema. Esse cadastro deve conter as informações do Administrador Master, como nome, telefone, e-mail e senha de acesso. Este cadastro não pode ser desativado, apenas alterado.

Se o código desse profissional não for 3, você pode proceder da seguinte maneira:

1 - Acesse Profissionais > Listagem.

2 - Clique sobre o nome do profissional que deseja desativar.

3 - Na lateral direita da tela, no campo “Perfil de acesso”, selecione o perfil de acesso “Leitura”.

4 - Clique em “Salvar”.

Após alterar o perfil de acesso, você pode desativar o profissional:

1 - Acesse Profissionais > Listagem.

2 - No canto direito da tela, na opção "Ativo?", clique para mudar a chave de "Sim" para "Não".

Quero consultar meus serviços realizados em um período - 

Poderá verificar essa informação através do relatório 304, acessando em:

- Relatórios > Avançados


Na aba “Financeiro” irá localizar o relatório > 304 - Relação detalhada dos serviços prestados (Revisado em 19/07/23)

Para otimizar sua busca, utilize os filtros disponíveis

Meus clientes não conseguem agendar pois não recebem o código SMS de autenticação.

Importante destacar que a responsabilidade pela entrega ao número do usuário recai sobre a operadora, sendo crucial uma conexão robusta com a rede da operadora. Além disso, é fundamental garantir que o aparelho não esteja em modo avião.


Desejo esclarecer se a emissão automática de nota fiscal pelo sistema está incluída nas permissões do salão parceiro?

O sistema não interpreta automaticamente as deduções fornecidas na nota fiscal para calcular a comissão. No entanto, ele realiza dois processos distintos: o cálculo da comissão com base no valor informado e pago pelo cliente, considerando o percentual de comissão estabelecido na comanda gerada no sistema. As deduções são, então, refletidas na nota fiscal com base nesse valor.

É possível realizar a leitura do Código de barras dos produtos nas comandas?

Claro, é viável efetuar a leitura do código de barras dos produtos diretamente nas comandas.

Dentro da comanda, você encontrará o ícone de código de barras ao lado do botão "+Produto". Ao clicar nesse ícone, você pode usar o leitor de código de barras para escanear o código correspondente e identificar o produto no sistema.

É importante lembrar que, para criar a comanda de venda de produtos, basta acessar:

  • Financeiro > Comandas > Nova Venda (Comanda) > Selecionar a opção "Produtos e Serviços" > Ao gerar a comanda, utilize o campo "+Produto".

Exclui todos os meus bloqueios, como restaurar?

Ao remover os bloqueios, é importante mencionar que não será possível restaurá-los. No entanto, você pode utilizar o relatório 5556 para verificar os detalhes dos bloqueios removidos, caso deseje recriá-los.

Para acessar este relatório, siga os passos abaixo:

 - Vá para:

  • Relatórios > Avançados

2 - Selecione "5556 - Logs de Bloqueios".

Como imprimir recibos pelo sistema?

Para imprimir os cupons das suas comandas pelo sistema usando sua impressora térmica, existem duas opções disponíveis:

Opção 1: Após salvar sua comanda, clique na opção "Imprimir recibo".

Opção 2: Acesse a seção:

Financeiro > Comandas

Na coluna "Ações", clique sobre o ícone de impressora.