5 diferentes estágios do processo de compra do cliente

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Categoria: Gestão de Negócios

processo de compra

Toda equipe de uma empresa, precisa seguir e entender a jornada do cliente até o momento da decisão de compra para conquistar os clientes de forma eficiente. Por isso, saber quais são os 5 diferentes estágios de um processo de compra é muito importante.

O processo de compra consiste em toda a jornada do cliente, desde o instante em que ele sente a necessidade de adquirir algo até o momento do pós-compra. Essa jornada possui 5 estágios diferentes que são fundamentais para quem trabalha com marketing digital.

Entenda a jornada de compra do cliente

1. Descoberta

Como o próprio nome já sugere, a descoberta é a maneira que o cliente encontrou determinado produto. Nesta fase, as empresas criam estratégias de conteúdo que conquistem em chamar a atenção dos clientes.

A estratégia mais comum na fase da descoberta é utilizar o SEO (Search Engine Optimization), que trabalha palavras-chaves através de conteúdo para alcançar os clientes.

2. Reconhecimento

No segundo momento, após o cliente descobrir a sua empresa e produto, ele precisa reconhecer que precisa de seus serviços.

Ou seja, o cliente já teve um contato prévio com sua marca e agora precisa ser convencido que você tem a solução para seus problemas. Nesta etapa, é necessário focar em estratégias de e-books, webinários, e-mails, campanhas pagas e várias outras formas que levam o cliente até o próximo estágio.

3. Consideração

Nesse estágio, o cliente reconhece que tem um problema e já sabe que seu produto ou serviço é a solução para isso. Porém, ele ainda irá cogitar uma série de outros fatores como preço, opções de pagamento, custo-benefício e a concorrência.

Por isso, que neste momento é importante enaltecer os pontos positivos e diferenciais de sua empresa, serviço ou produto. Nesse sentido, o melhor é continuar a oferecer materiais relevantes com conteúdos mais completos.

4. Decisão

Durante essa etapa, o cliente já levou em consideração todas as informações obtidas. E agora é o momento de facilitar a venda para que o cliente decida de vez a concretização da compra. Nesta fase, a empresa precisa estar focada em treinar a equipe comercial, para que dessa forma a abordagem seja certeira e eficaz na etapa de vendas.

Por vezes, os clientes só fecham negócio após serem atendidos bem. Por isso, é importante não pular a fase de treinamento pessoal.

5. Avaliação

Por fim, jamais finalize o atendimento logo após a compra. Pois a atenção no pós-venda é ainda mais importante do que a venda em si. Nesse estágio, é importante o envio de pesquisas de satisfação, ofertas de clube de vantagens, envio contínuo com novos produtos, por exemplo.

Dessa forma, o cliente não só considera voltar a fazer negócio com sua empresa. Como também vai indicar para conhecidos, atuando como um ‘promotor’ da sua marca ou produto.

A importância da jornada de compra do cliente

O consumidor atualmente tem se tornado cada vez mais criterioso e ativo. Por isso, é importante criar estratégias totalmente focadas no processo de compra. Os estágios que apontamos anteriormente, servem como um passo a passo para te guiar nessas etapas e saber exatamente como oferecer conteúdos de valor para seus clientes, tornando a venda mais eficiente e assertiva.

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