Dicas de comunicação com o cliente

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Categoria: Gestão de Negócios

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Comunicação com o cliente: 5 dicas essenciais

Para prestar um bom atendimento e fidelizar a clientela é necessário ter mais do que um serviço ou produto de qualidade. É essencial saber como lidar e se relacionar. Por isso, hoje, você vai ver uma série de dicas de comunicação com o cliente e como aplicá-las aí no seu negócio de forma simples e muito prática.

Preste atenção na forma como você fala

Quantas vezes o que estava sendo dito não era tão grave, mas o tom acaba nos magoando? Se isso acontece na nossa rotina, imagina quando você fala com o cliente. Entre as principais dicas de comunicação está prestar atenção na forma que você fala.

Mesmo em momentos de estresse e conflito é necessário evitar a agressividade no tom e, principalmente, não usar palavras que podem ofender o seu consumidor. A gente sabe que nem sempre o cliente tem razão, mas é necessário agir de forma ponderada e calma. Além disso, tome cuidado para não passar informações equivocadas.

O profissionalismo também deve ser ressaltado durante o diálogo, por isso, evite muitas gírias e expressões que podem tornar a conversa muito informal. Se você já tiver intimidade com o cliente, não tem problema. No entanto, você pode encontrar novos consumidores que não gostam desse tipo de abordagem.

Aposte em marketing

Não espere o atendimento e nem o consumidor vir até você para manter o relacionamento. Entre as principais dicas de comunicação com o cliente está a utilização do marketing para manter o contato constante com o seu público.

Assim, você pode fidelizar clientes e atrair novos utilizando as redes sociais e outras formas de contato, como e-mail marketing e SMS marketing. Se você puder, armazene informações essenciais sobre os clientes no sistema para poder personalizar ao máximo a experiência que você pode oferecer. Saiba quais serviços e produtos ele costuma consumir e, claro, descubra qual é o perfil de comunicação que você deve adotar com ele.

Conheça também que tipo de conteúdo e informação ele gostaria de ter sobre a sua empresa e sobre o seu segmento, ofereça o que ele está buscando. Com o tempo, você conseguirá estabelecer uma comunicação própria alinhada com o que o seu consumidor espera.

Não ignore reclamações

Ninguém gosta de ouvir que o seu produto, serviço ou atendimento é ruim, certo? No entanto, você nunca deve ignorar as reclamações. Entre as principais habilidades para conquistar o cliente está saber ouvir, mesmo que seja para escutar o que você não quer.

Tente descobrir qual foi o ponto em que houve falha, qual é a demanda que está sendo ressaltada, para poder sanar todos os problemas. Demonstre interesse e o seu cliente saberá que você se importa com as necessidades dele. A inteligência emocional é essencial neste momento em que é exigido paciência e extremo profissionalismo.

Essa abertura para feedbacks também deve se tornar uma política da empresa. Esteja aberto para apontar acertos e problemas com a sua equipe, demonstrar os pontos fracos, tirar dúvidas e ajudar a encontrar as soluções. Exercite ouvir mais também, com certeza, os colaboradores terão insights diferenciados que podem te ajudar.

Resolva o problema com o cliente no momento, não espere ele ir até uma rede social reclamar ou contraindique o seu estabelecimento, o boca a boca negativo pode gerar grandes prejuízos. É difícil reconquistar a imagem de uma empresa queimada pelos clientes.

Seja claro e objetivo

Não tem nada pior do que tentar resolver problemas e encontrar burocracias ou falhas de entendimento, por isso, a próxima dica de comunicação com o cliente é ser claro e objetivo.

Quando for se comunicar, busque não passar ideias erradas e nem confundir mais o consumidor. Ser claro na hora de passar informações é um requisito primordial para um bom relacionamento. Evite rodeios e dê atenção para todas as solicitações, isso demonstra profissionalismo.

Essa premissa de não enrolar é válida presencialmente, mas também em contatos por telefone, WhatsApp e até e-mail, que devem conter assuntos diretos e transparentes. Encher o conteúdo com outros temas além do que você pretende tratar pode dificultar uma resposta lógica, rápida e positiva do seu cliente.

Conte com a tecnologia

Através das outras dicas já ficou claro que a tecnologia pode ser uma grande parceira da sua comunicação com o cliente.

Isto, porque ela permite que você o atenda por diversos canais, que automatize processos, como envio de e-mail marketing, realize reuniões por videoconferência, adote bots para atendimento simples e esteja sempre próximo aos consumidores, demonstrando que você está lá para o que ele precisa.

As ferramentas tecnológicas te auxiliam em diferentes fases do processo e ainda dão a qualidade e a agilidade que você e o seu cliente procuram.

Como a Gendo te ajuda com a comunicação com o cliente

A Gendo é uma das ferramentas tecnológicas que podem aperfeiçoar a sua comunicação com o cliente. Além das funções para gestão financeira, organização e controle de produtos e colaboradores, a plataforma também oferece envio de e-mail marketing e SMS marketing automáticos, além de mensagens de felicitações no aniversário do cliente.

A Gendo também possibilita agendamento online, o que é mais uma facilidade para o cliente, pois ele pode agendar com o seu estabelecimento a hora que quiser e de onde estiver. Evitando que ele fique no telefone esperando ou seja ignorado no WhatsApp.

Também é possível que os clientes façam avaliação do serviço pela plataforma, te entregando informações valiosas e que você pode utilizar para melhorar processos na sua empresa, inclusive no setor de relacionamento com o consumidor.

Essas são algumas das principais funcionalidades que ajudam a melhorar a comunicação com o cliente. Mas a Gendo tem muito mais!

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