Descubra o que fazer quando o cliente diz “vou pensar e, qualquer coisa, te falo”

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Categoria: Gestão de Negócios

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Que dono de empresa ou funcionário da área comercial que nunca ouviu o cliente falar “vou pensar e, qualquer coisa, te falo” após ver o preço do seu produto ou serviço? Prestar atendimento ao cliente é desafiador, principalmente nessas horas de objeção. Aliás, esse é um dos momentos mais temidos pelos vendedores.

Muitos desses profissionais se questionam porque isso acontece, já que o atendimento ao cliente foi bem feito e o cliente demonstrou gostar do produto. Até mesmo os melhores vendedores se deparam com objeções na hora de fechar as vendas. No entanto, existem diferentes razões pelas quais eles dizem isso. Por isso, para te ajudar a lidar com essas situações, separamos algumas dicas. Confira!

Principais objeções durante o atendimento ao cliente e como contorná-las

Objeção do dinheiro

Se o cliente rejeita um produto ou uma proposta comercial alegando que não tem dinheiro, é necessário ficar atento. Isso porque essa é a objeção mais utilizada durante o atendimento. No entanto, geralmente o argumento é apenas uma desculpa quando ele não tem interesse ou não vê o valor do produto ou serviço.

Para contornar essa objeção, pergunte quanto ele acha que seria o valor ideal para fechar negócio. Ao receber a resposta, questione qual seria o preço necessário para a gente fechar o negócio. Caso o cliente responda um valor abaixo do orçamentado, diga se consegue esse mesmo produto pelo valor que ele deseja. Essa é uma ótima saída para ajudar a fechar a venda, atender as expectativas e gerar uma melhor experiência do cliente.

Objeção da credibilidade

Neste caso, durante o atendimento ao cliente, ele demonstra não confiar na empresa, não ter muito conhecimento sobre o negócio, ou até mesmo não saber para o que serve o serviço ou produto.

Por isso, é muito importante que a principal ação seja mostrar depoimentos de seus clientes, cases de atendimento, e claro, perguntar se a solução faz sentido para o negócio dele. Além disso, o vendedor deve transmitir conhecimento, segurança e calma durante todo o ciclo de vendas.

Objeção da urgência

A objeção da urgência é quando durante o atendimento, o cliente informa que não vai contratar o serviço ou adquirir o produto agora. Isso chega até a dar um frio na espinha do vendedor que precisa fechar as metas do mês.

No entanto, nesse caso, uma das técnicas que pode ser aplicada é criar a urgência no cliente. Como? Reforce os pontos críticos apresentados pelo cliente no início da negociação, faça-o entender que quanto antes o problema for resolvido, melhor será.

Objeção da autoridade

Essa objeção ocorre quando o cliente que está sendo atendido não é mesmo que decidirá pela aquisição do produto ou solução. Por isso, o vendedor deve perguntar como é o processo de compra dessa empresa, para que ela possa trazer o tomador de decisão para que você apresente a proposta comercial.

Conclusão

Entender todas essas objeções e quais técnicas aplicar quando qualquer uma delas ocorrer durante o atendimento ao cliente é fundamental para garantir o sucesso da venda. Além disso, é necessário que o vendedor conheça muito bem o produto ou solução que está oferecendo para não passar insegurança para o cliente no momento da negociação.

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