Como usar as redes sociais para divulgar o seu negócio

| 4 min de leitura

Categoria: Gestão de Negócios

WhatsApp Image 2020 05 11 at 18 44 23 jpeg

A maioria das pessoas e empresas estão inseridas em uma sociedade altamente tecnológica. Hoje, checar as redes sociais está entre as nossa tarefas cotidianas. Inclusive, há pessoas que fazem isso centenas de vezes ao longo do dia. Como Instagram e Facebook já fazem parte da nossa vida, por que não usar as redes sociais para divulgar o seu negócio?

Se você trabalha como profissional liberal ou tem uma empresa que oferece serviços, sabe que o marketing se tornou essencial para retenção e também para conquistar novos clientes.

É claro que é muito importante fidelizar quem já frequenta o seu estabelecimento para que a pessoa sempre volte, mas é necessário também expandir o número de consumidores para que a sua empresa possa crescer.

Em um mercado tão concorrido e cheio de opções, você precisa fortalecer a sua marca e continuar em constante comunicação com cliente. Porém, falar com todas essas pessoas ao longo da semana demandaria muito tempo, assim, a melhor alternativa é fortalecer a relação através das redes sociais.
Como usar as redes sociais para divulgar o seu negócio
Um erro muito comum ao começar a falar do seu trabalho no Facebook e no Instagram é usar o perfil pessoal para isso. Assim, você posta sobre o seu serviço e mistura com postagens pessoais. Essa não é uma tática recomendada.

Você precisa desvincular as contas para demonstrar profissionalismo e passar credibilidade. Por isso, o primeiro passo é criar um perfil só para o seu negócio nas redes que deseja utilizar. Depois, você precisa configurá-las com os dados essenciais sobre a sua empresa, como endereço, telefone e informações sobre o ramo que atua.
Não seja um perfil só de vendas
Um passo imprescindível para usar as redes sociais para divulgar o seu negócio é não ficar falando somente sobre o seu produto ou serviço. Não estamos falando para você abordar outros temas, mas não é legal seguir um perfil que só quer vender e não oferece nenhum conteúdo útil.

Por isso, dê dicas, traga as principais tendências do seu segmento, imagens dos procedimentos que realizou e depoimentos de clientes. Todas essas postagens tem como objetivo vender, mas de forma muito mais sutil.

Esse tipo de conteúdo fortalece a sua marca e, quando o cliente precisar de alguma coisa dentro do seu segmento, com certeza, ele vai te procurar. Além disso, postagens interessantes incentivam a marcação de outras pessoas, ou seja, outros possíveis clientes acabam chegando na sua página.

Assim, coloque-se no lugar do seu público e pense sobre o que ele gostaria de encontrar e saber sobre a sua área. Produza conteúdos ricos e únicos sobre o tema.
Sempre responda
Quantas vezes você já comentou em uma postagem e não recebeu nenhuma resposta? Ou já viu isso acontecendo?

Muitas empresas oferecem um ótimo conteúdo nas redes sociais, mas esquecem de um fator muito importante: responder o cliente. Não seja mais uma dessas empresas.

Seja dúvidas, comentários elogiando ou criticando, é recomendável que você dê um retorno para as pessoas. Assim, você demonstra que se importa e incentiva novas interações no seu perfil, isso é essencial para que o Facebook e o Instagram entendam que a sua conta é relevante dentro da rede.

WhatsApp Image 2020 05 11 at 18 43 50 jpeg

Utilize hashtags

Você não vai começar nas redes já com centenas de seguidores, por isso, utilize as hashtags como suas aliadas. Quando postar um conteúdo, utilize palavras-chave para colocar seu post em um acervo sobre o assunto.

Mas evite hashtags muito generalistas que não vão trazer resultados. Pesquise as palavras que os seus concorrentes estão utilizando, hashtags que funcionam na sua região e que possuem um bom alcance. Não escolha aleatoriamente e nem exagere no número delas.
Aposte em grupos e comunidades
Se você é um usuário assíduo das redes sociais, deve fazer parte de grupos de interesse no Facebook, por exemplo. Nestas bolhas, é possível notar que as pessoas estão mais abertas a fazer comentários e postagens. O engajamento é maior.

Então, por que não levar o seu negócio para dentro dessas comunidades que têm interesse no seu nicho? Assim, a sua audiência já estará segmentada. Porém, tome cuidado com a postagem focadas apenas em vender. Você pode acabar banido.

Por isso, utilize esse espaço para entender o consumidor e sanar dúvidas. Só depois, apresente o seu serviço como uma solução.
Tenha um cronograma de postagem
Consistência é a palavra de ordem dentro das redes. Por isso, é imprescindível que você crie um cronograma de postagens. Assim como a sua empresa precisa de organização para funcionar, o marketing também necessita.

Se você se propôs a ter presença digital, você não pode deixar a página as moscas. Além de parar de alcançar novos e atuais clientes e pausar a comunicação, a falta de postagem pode dar a entender que o seu negócio não funciona mais, assim, ao invés de atrair, você estará afastando novas pessoas.

Para não perder tanto tempo postando, você pode criar todo o material e programá-lo para serem publicados em determinadas datas pela própria rede social. Caso não haja tempo para isso, procure contratar um profissional dedicado a essa função ou pagar uma agência para terceirizar a criação e o agendamento.

Contar com profissionais especializados é uma excelente alternativa, pois, postar nas redes sociais também envolve estratégia. É necessário criar conteúdo que capte novos clientes, que tenha um objetivo definido e que realmente traga resultado.

Caso você não consiga pagar outras pessoas, busque estudar e aperfeiçoar os seus conhecimentos sobre o universo digital. Faça cursos online e siga outros perfil que ensinem sobre as ferramentas, tendências do mercado online e novas formas de divulgação e criação de conteúdo. O que você não pode fazer é deixar de utilizar as redes sociais para divulgar o seu negócio.

Outros conteúdos que podem te interessar:
Como ajudar pequenos negócio durante a quarentena
Como organizar a sua agenda da melhor maneira
Como economizar dinheiro na gestão do seu negócio

Comentários