Como se programar para a retomada no segundo semestre.

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Categoria: Gestão de Negócios

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Como preparar o seu negócio para a retomada do comércio no segundo semestre

Desde o primeiro caso confirmado de coronavírus no Brasil se passaram quatro meses e, para evitar que o surto fosse ainda maior e o sistema de saúde fosse sobrecarregado, a maioria dos estados e municípios declarou quarentena. No entanto, após tanto tempo de portas fechadas, alguns governos já iniciaram ou estão estudando a retomada do comércio em fases com algumas restrições.

Essa notícia animou empreendedores que viram na volta das atividades a oportunidade de recuperar o patrimônio perdido durante o período e fazer a economia girar novamente. Porém, o mundo mudou e os negócio não podem mais atuar da mesma forma que faziam antes da pandemia de coronavírus.

O ambiente, as pessoas, as regras e o mercado se transformaram e abrir o seu negócio não é mais uma garantia de que os clientes vão voltar. Você precisa agir com estratégia ou essa retomada pode ser desastrosa ou, no mínimo, decepcionante.

Hoje, você vai conferir uma lista de ações que vão te ajudar a se preparar da forma mais segura, consciente e confiável possível.

Atente-se às medidas de segurança

A primeira dica da lista é a mais óbvia e uma das mais importantes. Hoje, a principal preocupação das pessoas é com a saúde e o seu negócio precisa oferecer total confiança para os clientes em relação a segurança sanitária.

Assim, nesta retomada, é essencial que você siga protocolos específicos para a sua área de atuação e transforme a segurança em uma prioridade. Não vá com sede ao pote e infrinja normas para vender ou atender mais pessoas. Mesmo que o cliente muitas vezes não pareça se importar, você precisa agir de forma consciente. Por isso, é necessário seguir algumas recomendações:

  • Respeite o número de pessoas no local;
  • Aposte em atender em ambientes externos ou com janelas abertas para maior circulação de ar;
  • Evite filas e aglomerações na porta do seu estabelecimento;
  • Higienize o ambiente e as superfícies;
  • Utilize máscara, luvas e qualquer material de proteção durante todo o atendimento;
  • Lembre-se de trocar a máscara a cada duas horas;
  • Deixe álcool em gel sempre disponível para o consumidor;
  • Evite que pessoas provem os produtos;
  • Tente manter um espaço entre os clientes de, no mínimo, 2 metros.
  • Aposte em Marketing

Durante a quarentena, as redes sociais foram as principais companheiras das pessoas, elas foram utilizadas tanto para manter contato em meio ao isolamento como para passar o tempo de forma descontraída.

Agora que estamos em um período de retomada, muitas pessoas estão usando o Facebook e o Instagram para se informarem sobre o retorno dos estabelecimentos. Por isso, use as suas redes para falar sobre o assunto e divulgar as medidas de segurança que você está tomando para evitar a contaminação.

Muitos clientes só vão sair de casa se tiverem a certeza que o estabelecimento cumpre todas as regras e se importa com a saúde da comunidade que está inserido. Assim, se você já adota as medidas e possui protocolos específicos, explique e exponha para o seu cliente como o atendimento funciona.

Além de ser transparente e manter uma comunicação clara, você também incentiva que as pessoas, ao chegarem na sua loja ou local de atendimento, também sigam as regras e não coloquem você, os seus colaboradores e outros clientes em risco.

Faça um planejamento financeiro

A crise financeira e o fechamento do seu negócio fizeram com que você perdesse uma fatia significativa das vendas e atendimentos? Então, você precisa organizar a vida financeira da sua empresa e entender qual é a real situação em que ela se encontra no momento.

Como a maioria das reaberturas pelo país está ocorrendo de forma gradativa, o seu negócio não vai bombar logo de cara e você precisa ter isso em mente.

Se durante este período, você pediu empréstimos e outros créditos, dependendo da negociação, você já precisa se programar para iniciar os pagamentos e cumprir com outros combinados. Com o retorno, também precisa voltar a negociar com bancos e fornecedores para conseguir melhores condições e até descontos.

Também é hora de repensar a estrutura da sua empresa quanto aos colaboradores, o estoque e o modelo de atuação. Você precisa projetar o fluxo de caixa de acordo com a nova realidade, avaliar a necessidade de capital de giro, analisar a viabilidade do seu negócio, preço de venda dos produtos/serviços e muitos outros pontos referentes ao seu mercado de atuação.

Embora pareça muita coisa, essas ações vão te ajudar a ter maior controle sobre os resultados do seu negócio e te auxiliarão a tomar as melhores decisões de forma clara e com embasamento necessário.

Se for possível, faça planos de ação para o seu negócio considerando diferentes cenários, como pessimista, realista e otimista. Assim, independente de qual deles se torne a sua realidade, você não será pego de surpresa. Você precisa estar preparado para agir em caso de mudanças bruscas, a pandemia de coronavírus já provou isso.

Seja resiliente e empático

Mesmo com a retomada do comércio e perspectivas mais positivas para o seu negócio, podem ocorrer alguns percalços durante esta readaptação. As pessoas gastarão menos, mas continuarão a consumir. Por isso, não desanime com os resultados moderados que podem surgir nas primeiras semanas.

Ser empreendedor implica em ter uma visão diferenciada sobre os problemas e encontrar novas soluções. Por isso, não desista, você já está acostumado a lidar com pressões e incertezas, já lidou com perdas e falhas, então não deixe o desespero te dominar, seja resiliente.

Esse é o momento de aprender e evoluir. Todas as lições que essa crise deixou vão te ajudar a tornar a sua empresa mais forte e a sua mente mais criativa, inovativa e pronta para diversificar.

Além de cuidar de você e do seu negócio, você também precisa praticar um dos sentimentos mais nobres: a empatia. Aplique-a com os seus clientes, com os seus colaboradores, fornecedores e parceiros. É essencial entender todos eles, inclusive, para saber como se comunicar e tratá-los neste momento delicado.

Use a tecnologia como sua aliada na retomada

Um fenômeno que todas as empresa perceberam durante esta quarentena é a ascensão que a tecnologia teve no cotidiano de milhões de brasileiros. A necessidade e o uso de plataformas de streaming, internet banking, redes sociais e e-commerces cresceu exponencialmente.

Os hábitos de consumo das pessoas mudaram, grande parte da população fez sua primeira compra online durante a quarentena e muito provavelmente vai adotar essa prática para o futuro. Assim, mesmo com a retomada, você precisa continuar conectado e trazer soluções para o universo online. Sabendo disso, confira como a Gendo pode te ajudar.

Como a Gendo te ajuda na retomada dos seus negócios

A Gendo é uma plataforma de gestão e agendamento que se adaptou às novas necessidades de consumo e à realidade da pandemia.

Com o agendamento online, os seus cliente podem marcar um horário a qualquer hora do dia de segunda a segunda através de um web app exclusivo do seu negócio. Assim, você programa os atendimentos, limita o número de pessoas por horário e demonstra que se preocupa com a segurança dos seus consumidores.

Se você trabalha com vendas, também pode utilizar a função de “chamar cliente”. Essa opção permite que você faça um cadastro na porta do seu estabelecimento e, caso ele já tenha atingido a lotação, envie uma mensagem para o cliente avisando a hora que ele pode retornar. Assim, o consumidor fica livre para fazer outras atividades, como ir ao banco e pagar contas, e você evita filas na calçada e possíveis multas por aglomeração.

Além do agendamento, a Gendo oferece uma plataforma completa de gestão financeira, que te ajuda com fluxo de caixa e entrega relatórios sobre o desempenho do seu negócio. Pela plataforma, que está disponível também na versão mobile, você recebe avisos de contas a pagar, faz a gestão de funcionários, serviços e estoque, calcula comissões, registra códigos de barras, controla os agendamentos, envia SMS e e-mail marketing e muito mais.

A Gendo é uma ferramenta completa e que se faz ainda mais essencial neste momento de retomada. Além de trazer segurança, também te auxilia na administração e gerenciamento. Em um só local, você reúne todas as informações necessárias sobre a sua empresa e organiza o seu negócio para criar as melhores estratégias e visualizar as melhores oportunidades.

Essa ferramenta é utilizada em estabelecimentos de beleza e estética, academias, imobiliárias, lojas, estúdios de tatuagem, petshops, consultórios médicos e muito mais. É uma plataforma que se adequa às necessidades do seu nicho. Assim, seguir essas dicas e contar com a Gendo vai tornar a sua retomada muito mais completa e efetiva!

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