Como economizar dinheiro na gestão do seu negócio

| 4 min de leitura

Categoria: Dicas de Beleza

1586188421 Gendoblog2

Economizar dinheiro na gestão do seu negócio não é importante apenas em momentos de crise, mas funciona como forma de otimizar o seu negócio. Seja para investir ou fazer contingenciamento de gastos, você precisa tomar algumas medidas.

Identificar gastos desnecessários

O primeiro passo para fazer economia é identificar os gastos desnecessários ou exagerados da sua empresa. Neste caso, você precisa, primeiramente, ficar atento ao fluxo de caixa. O ideal é fazer o acompanhamento diariamente, mas, se você não puder, mantenha a regularidade semanal, pelo menos.

Depois é só fazer uma análise aprofundada, pode ser com a ajuda de colaboradores, para entender onde há desperdício de dinheiro. Assim, você identifica pontos em que está gastando muito e recebendo pouco retorno, seja financeiro ou de qualidade.

Assim, você pode criar um plano de orçamento ideal, que embora não vá reduzir os custos instantaneamente, vai te ajudar a guiar os próximos meses. Entretanto, não esqueça de observar regularmente as metas e se as baixas estão realmente acontecendo.

Renegocie contratos

Uma das principais medidas para economizar dinheiro na gestão do seu negócio é renegociar contratos com fornecedores e também com gastos como aluguel, condomínio e até empréstimos que você já adquiriu.

O tempo de relacionamento e o bom pagamento dessas dívidas podem servir na hora de argumentação. No caso de fornecedores, você pode cotar com outros profissionais e apresentar os valores para uma nova negociação. Caso não seja possível, considere substituir por um que apresente a mesma qualidade, mas que seja mais em conta.

Pagamento em dia

Os juros são aquele dinheirinho que a gente joga fora todo mês se não tiver uma boa organização financeira. Parece apenas alguns centavos ou poucos reais, mas no final podem representar um valor significativo.

Além disso, algumas contas, se pagas antecipadamente, podem ter desconto, por isso, é muito importante colocá-las como prioridade. Contas atrasadas não permitem que tenhamos um planejamento econômico claro e realmente eficiente.

Se você já tiver contas atrasadas, quite-as o mais rápido possível, inclusive, como mencionado anteriormente, renegocie. Quanto mais tempo você demora para eliminar essa despesa, mais pesada ela se torna e fica cada vez mais complicado lidar com esse débito. Entre investir e quitar dívidas, escolha o que trará mais saúde para o seu negócio.

Cuidado com as horas extras

As horas extras podem ser um grande vilão da economia operacional. O pior é quando elas não representam aumento de produtividade, apenas gastos. Por isso, reajuste as jornadas dos funcionários, faça testes para encontrar o modelo ideal.

A maior economia para empresa é quando as horas valem mais. Outra alternativa é trocar o pagamento de horas extras pelo banco de horas, que consiste em dar folgas aos funcionários.

Otimize processos

A otimização consiste na criação de condições mais favoráveis para o desenvolvimento de algo, implica em escolhas conscientes que melhoram determinado processo. Servem tanto para maximizar ou minimizar uma situação.

Imagine agora tornar o seu negócio mais otimizado, é possível. A principal forma de fazer isso é tornar o tempo mais valioso, gastá-lo menos com atividades rotineiras, mas que demandam muita dedicação.

Os softwares de otimização devem ser bem-vindos em qualquer empresa. As ferramentas de gestão te ajudam no controle de estoque, caixa e produzem análises completas e complexas para te auxiliar na tomada de decisões.

Esses softwares te ajudam na redução de desperdícios e até analisar se as metas de economia estão mesmo sendo colocadas em prática.

Diminua despesas

Se você fez a análise de gastos e percebeu que está gastando muito com despesas básicas como telefone e energia, você precisa reduzir com algumas medidas simples.

Primeiro, trabalhe com a conscientização dos colaboradores sobre o gasto desnecessário com energia, aposte em equipamentos mais econômicos, aproveite a luz natural do dia, desligue lâmpadas, computadores e demais aparelhos elétricos ao sair, durante os horários de almoço e durante a noite e evite deixar os equipamentos em standby.

Além disso, economize com ar condicionado, manter as janelas abertas quando a temperatura estiver mais amena, além de economizar, favorece a troca do ar no ambiente de trabalho deixando-o mais saudável.

No caso de despesas com o telefone, se você comercializa produtos, vale a pena negociar os planos com a sua operadora de acordo com as suas necessidade. Se você trabalha com serviços e utiliza muito o telefone para fazer agendamento, é importante considerar o uso de ferramentas de agendamento online.

Assim, você economiza gasto com ligação e ainda oferece uma experiência premium para os seus clientes.

Como a Gendo te ajuda a economizar dinheiro na gestão do seu negócio

A Gendo é uma ferramenta de gestão que une todas as funcionalidades essenciais do seu negócio em um só local, bem na palma da sua mão. Através dele, você cuida do financeiro, da administração, do marketing, do seu estoque, das comandas do seu estabelecimento, do desempenho dos colaboradores e muito mais.

Saiba mais sobre as funcionalidades clicando aqui.

Além disso, a ferramenta oferece um aplicativo gratuito e personalizado para os clientes Gendo. Através dele, os consumidores podem agendar um horário de qualquer lugar e a qualquer hora.

Usando a Gendo, você conseguirá otimizar processos e economizar dinheiro na gestão do seu negócio. Quer testar 7 dias grátis no seu negócio?

É fácil, é só cadastrar a sua empresa neste link: https://www.gendo.com.br/teste-gratis-login.html

Comentários