6 dicas fundamentais de como administrar um salão de beleza

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Categoria: Dicas de Beleza

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Está pensando em abrir o seu próprio negócio ou quer melhorar a gestão? Neste blog, você vai encontrar 6 dicas de como administrar um salão de beleza.

Como fazer a gestão de salão de beleza

Você, que está dentro do ramo, sabe a dificuldade em se destacar nesse mercado, que cresceu exponencialmente nos últimos anos, e, por isso, atraiu muitas pessoas a investirem no ramo da beleza.

A maioria dos gestores desses negócios não trabalham apenas com a administração, mas também trabalham no atendimento. Como existe uma dupla jornada, é muito importante prestar atenção em algumas áreas para que você não se perca.

Pesquisa de mercado

O primeiro ponto que você precisa levar em conta para administrar um salão de beleza com excelência é fazer pesquisas de mercado. Assim, você precisa entender não só os seus concorrentes, ou seja, o que eles oferecem, a qualidade dos equipamento e do atendimento, os serviços prestados e estrutura, como saber o que o mercado espera do seu salão.

Assim, depois de estabelecer qual é o seu público-alvo, quem você busca atender, você conseguirá comprar os equipamentos, contratar o números de colaboradores necessários e precificar os serviços.

Durante as pesquisas, procure um contador experiente e que entenda do segmento para te ajudar durante todo o planejamento financeiro. Assim, você evita que ocorram imprevistos.

Espaço físico

O conforto faz parte do atendimento e, por isso, você precisa levar em conta o espaço físico durante o planejamento da gestão do seu salão de cabeleireiro. Você precisa ter espaço suficiente para acomodar clientes sem aperto. Assim, no mínimo, é necessário ter áreas para os lavatórios, para realização dos serviços oferecidos, sala de espera e recepção.

Você precisa se preocupar com decoração, limpeza e manutenção. Você também pode oferecer cafés, bolachas e revistas.

Aposte em marketing

Ter um perfil nas redes sociais já é um passo importante. No entanto, não é suficiente. A presença digital é um passo importante para administrar um salão de beleza. Você precisa estar ativo nas redes, fazer postagens regularmente, ou seja, estar ativo na busca de novos clientes.

Usar essas redes pode ser estratégico para divulgar promoções, fazer sorteios e criar condições especiais de fidelização e indicação.

Uma dica interessante do próprio Sebrae é criar vídeos institucionais para exibir no próprio salão, como o cliente costuma ficar cerca de 1h no estabelecimento, essa é uma oportunidade de fortalecer a marca.

Para fazer tudo isso, é ideal terceirizar esse serviço ou para um profissional freelancer ou para uma agência de comunicação especializada em marketing digital. Por isso, você também precisa planejar o quanto vai gastar com a divulgação.

Gestão de funcionários

O sucesso não é feito sozinho, por isso, você precisa de um time engajado, preparado e competente para te auxiliar e facilitar a administração do seu salão de beleza.

A comunicação é essencial para que a relação funcione, por isso, é indicado fazer reuniões semanais ou mensais para tirar dúvidas e alinhar expectativas e metas. Em caso de urgência, faça uma reunião curta durante o dia.

Para motivar e também melhorar os serviços oferecidos, invista em qualificação e ofereça cursos e treinamentos para sua equipe. Também é ideal entregar feedback sobre atendimento, para facilitar, você pode realizar uma pesquisa de satisfação quando os clientes vão pagar pelo serviço. Você pode fazer isso utilizando aplicativos que ajudam a organizar esses dados.

A falta de cumprimento de normas e legislação pode ser um fator de descontentamento no ambiente de trabalho, por isso, avalie o modelo de contratação e exija um modelo de contrato de serviço adequado. Para isso, conte com auxílio de profissionais e empresas especializadas.

Faça parcerias e participe de eventos

Outro trabalho em conjunto importante para melhorar os resultados da sua empresa é fazer parcerias com empresas de produto de beleza. Além de oferecerem capacitação, você também ganha descontos no material e economiza. Participar de eventos também é recomendável, nesses locais, você pode fazer networking, aprender sobre as tendências de mercado e encontrar novas oportunidades de negócio.

Atendimento

O que vai diferenciar o seu salão de beleza dos concorrentes é a experiência que você oferece para o seu cliente. Se o serviço for excelente, mas o atendimento desagradar, dificilmente o cliente vai ser fidelizado. Por isso, toda a sua equipe precisa estar preparado para ser atenciosa e resolver os problemas do cliente.

Por isso, é importante oferecer diferentes formas de pagamento e até apostar em aplicativos de agendamento online, como a Gendo.

Essas são algumas dicas importantes de como administrar um salão de beleza. É imprescindível ter em mãos todas as informações necessárias para uma gestão eficiente, assim, você precisa controlar o estoque, os dados financeiros, informações sobre os colaboradores. Parece impossível, mas para isso existem as ferramentas para facilitar o seu trabalho.

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