5 Dicas de como montar um Pet Shop

| 4 min de leitura

Categoria: Gestão de Negócios

1583792059 banhoetosa

Assim como milhares de brasileiros, você também viu a oportunidade de empreender no mercado pet? Então leia o blog completo para descobrir como montar um Pet Shop.

Mercado pet em crescimento

Segundo o Instituto Pet Brasil, existem 132 milhões de pets nos lares brasileiros. Com tantos bichinhos em casa, as pessoas começaram a investir em cuidados, assim, injetando dinheiro na economia.

Em 2019, o IPB estimou que o faturamento desse mercado fechou em R$ 36,2 bilhões. Esse número representa um aumento de 5,4% sobre o faturamento de 2018, que foi de R$ 34,4 milhões.

Ainda segundo a instituição, o faturamento, em 2020, deve atingir R$ 40 bilhões.

Como montar um pet shop

Montar um pet shop envolve muitas questões legais, financeiras e estratégicas. Porém, encontre algumas dicas que vão te ajudar nesse processo.

Definição do negócio

Hoje, um pet shop é muito mais que um lugar que faz banho e tosa. São espaços que oferecem uma enorme variedade de serviços e produtos, que envolve, por exemplo, atendimento veterinário, venda de ração, brinquedos e muito mais.

Cabe a você, nesse começo, definir quais serviços que deseja e tem condições de oferecer no momento. É claro que isso não significa que você não pode expandir a sua cartela de opções futuramente.

Nessa fase, você também deve escolher a localização do seu pet shop levando em conta onde está o seu público alvo e o quão estratégico é aquele ponto. Claro que o imóvel escolhido necessita ter espaço e condições de comportar todo o equipamento necessário para os atendimentos.

Além disso, ele deve seguir normas estabelecidas pela Resolução 1.069/2014, do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), que disciplina a adequação do ambiente para receber os animais.

Planejamento financeiro

Antes de montar um pet shop, você precisa organizar as finanças, isso inclui reunir em um só local o seu orçamento inicial e o capital de giro. Depois, você precisa estabelecer em quais locais o seu dinheiro e o de terceiros deve ser investido.

Não espere o negócio já estar funcionando para fazer o balanço financeiro, você precisa fazer o planejamento desde o primeiro gasto ou investimento.

Durante o planejamento, tente enxergar o futuro para adiantar possíveis dificuldades que você pode enfrentar e também momentos que poderá investir no seu pet shop.

Nesse momento, é muito indicado procurar a ajuda de um profissional, como um contador.

Equipe

Nem todo mundo sabe, mas para ter um pet shop é essencial contratar um veterinário. Isso, porque é esse profissional que responderá como responsável técnico do seu estabelecimento. Segundo a legislação, ele precisa permanecer no mínimo 6 horas por semana no local.

Também cabe a esse profissional atender os clientes, tirar dúvidas e transmitir orientações à equipe de trabalho. Também é indicado que ele fique na empresa caso o seu pet shop comercialize remédios.

Além do médico veterinário, você vai precisar de, pelo menos, um atendente para a recepção e de um tosador e banhista para os serviços de banho e tosa.

Exigências legais

Antes de montar um pet shop, você precisa ficar atento às exigências legais. Vale a pena ir até a prefeitura para saber se a atividade pode ser realizada no local que você escolheu, registrar o nome da marca no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial ) e também formalizar a sua empresa. No caso, você precisa fazer um CNPJ e definir qual regime tributário irá seguir.

Para pequenos proprietários, que faturem no máximo 81 mil reais por ano e que não tenham outros sócios, é muito recomendável abrir uma MEI (Microempreendedor Individual), pois a taxa de imposto é menor.

Também é muito importante fazer a inscrição estadual, obter alvará de licença e vistoria dos bombeiros e seguir as leis específicas desse setor, que podem variar de local para local.

Ferramenta de gestão

Se pensar em tudo isso já é complicado, imagina na hora de colocar a mão na massa! No entanto, não se desespere. As ferramentas de gestão existem para te ajudar nas tarefas mais complicadas do dia a dia.

Com a Gendo, você organiza o financeiro e acompanha o crescimento do seu negócio de forma bem simples. Recebe relatórios completos com o desempenho de colaboradores, conta com agendamentos online e aplicativo próprio.

Consegue cuidar da divulgação do seu pet shop enviando SMS e e-mail marketing para os clientes. Além disso, é possível fazer controle de serviços, estoque e muito mais!

Quer experimentar 7 dias grátis? Clique aqui!

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) possui uma apresentação com orientações sobre como montar um pet shop. Você pode acessar online clicando aqui.

Talvez você também se interesse por:

Como organizar seu Pet Shop completamente

A melhor plataforma de gestão para Pet Shops

Comentários