4 dicas para melhorar seu posicionamento digital

| 3 min de leitura

Categoria: Gestão de Negócios

dicas para posicionamento digital

Ter um posicionamento de marca no mercado é muito importante para gerar mais competitividade perante a concorrência e aumentar as vendas. No entanto, como está seu posicionamento digital? De nada adianta ter uma empresa de sucesso se você não sabe conversar com seu público pela internet. Afinal, hoje, principalmente após a pandemia, os hábitos dos consumidores mudaram totalmente e quem ainda não está na internet, está fadado ao fracasso.

Em 2019, antes da pandemia, a pesquisa TIC Domicílios já apontou que 70% da população brasileira está conectada. Isso equivale a 126,9 milhões de pessoas. Há 10 anos, apenas 40% estavam nessa condição. Ou seja, o crescimento foi em média de 3,3% ao ano, em circunstâncias normais. Com a pandemia, esse número tende a aumentar ainda mais, reforçando a ideia de que o posicionamento digital é fundamental nos dias atuais.

O que é posicionamento digital

De acordo com Kotler, o posicionamento é o caminho que a empresa deve seguir para que ela seja vista pelo público-alvo de maneira diferenciada. No entanto, o posicionamento digital é a forma como o público vê sua empresa na internet, qual imagem sua marca passa para o consumidor e o que elas pensam a seu respeito. Tudo isso deve influenciar nas tomadas de decisões e nas estratégias para trabalhar essa percepção com os clientes e aumentar as vendas através do marketing digital.

Em resumo, o posicionamento digital é a autoridade da sua marca no mundo online. Isso permite que o seu negócio tenha mais competitividade e conquiste o lugar ao sol na era da internet.

Como melhorar o posicionamento digital da sua marca

A forma como sua empresa age deve estar em consonância tanto no mundo offline, quanto no online. Não adianta ter um posicionamento se não é isso que você entrega aos seus clientes de fato. Por isso, é muito importante estar atento a estas 4 dicas, se você quiser melhorar o posicionamento digital da sua empresa e ter mais autoridade online.

1. Mantenha a essência da marca

O que seu público pensa sobre a sua marca é algo que não está no seu controle, mas a essência do seu negócio dentro do seu nicho de atuação é você quem define. Aliás, certamente você já criou a missão, visão e os valores da sua empresa. Seu papel agora é transmiti-los para o público com sua essência.

2. Conheça seu público

Conhecer o seu público é fundamental para saber como e onde se comunicar com ele. No entanto, para que isso seja possível é preciso entender:

  • O que importa para o seu público;
  • Por quais assuntos eles se interessam;
  • Quais são suas dores e problemas;
  • Como eles interagem;
  • Como seus produtos podem solucionar os problemas deles.

3. Ofereça conteúdo de qualidade

Entregar conteúdo de qualidade é a melhor forma de criar autoridade e melhorar o posicionamento digital. Quando você oferece conhecimento, sua empresa se torna relevante para as pessoas, fortalecendo ainda mais a marca.

Utilize as informações que falamos no tópico anterior para definir o conteúdo certo para entregar para o seu público. Certamente é uma estratégia bastante eficaz.

4. Planeje estratégias assertivas

Pense bem em quais estratégias irá utilizar. É muito importante para o sucesso da marca e principalmente para o posicionamento digital. Aliás, sem um bom planejamento é praticamente impossível conseguir resultados eficazes e saber onde você irá chegar com as ações.

Não há dúvidas da importância do posicionamento online para sua marca. Com ela você terá muito mais competitividade no mercado e alcançará melhores resultados. Aliás, é muito importante cuidar da forma como você se posiciona para evitar o famoso cancelamento na internet. Priorize o planejamento e as estratégias sempre!

Gostou das dicas? Continue acompanhando mais artigos como este no nosso blog.

Nós somos uma plataforma de gestão para prestadores de serviços, e agendamento online, para garantir os melhores resultados para o seu negócio.

Faça um teste grátis e conheça: clique aqui!

Comentários